segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Procedimientos para Coleta de Amostras para Análise Microbiologica de Alimentos


Identificar amostras com informações necessárias como: nome do estabelecimento, produto, lote , data e horário da coleta, coletado, temperatura (se necessário) e informações importantes da amostra. O transporte deverá ser feito da seguinte maneira:
1.Enviar as amostras em sua temperatura usual de conservação utilizando um número de recipientes de gelo renovável suficiente para esta manutenção.
2.Utilizar caixas isotérmicas resistentes, com os recipientes de gelo em seu interior protegidos de possíveis movimentações durante o transporte, para não danificar as embalagens com os alimentos.
3.Amostras que possam ser transportadas a temperatura ambiente devem ser enviadas em caixa de papelão, que deverá ser protegida de excessivo calor ou frio, ou luz.
4.Nos dois casos é preferível que a amostra esteja em sua embalagem original ou em sacos plásticos esterilizados, lacrados e identificados.
Informações Importantes sobre a Amostra
Sempre que possível as amostras deverão ser enviadas em sua embalagem original para evitar modificações e contaminações em suas características.
Informações Importantes sobre os Tipos de Amostras
Para aqueles que são PRODUZIDOS EM EMBALAGENS INDIVIDUAIS, enviar em sua embalagem original, tantas amostras do mesmo lote quantas forem necessárias para se completar no mínimo 500 g.
Para os ALIMENTOS COMERCIALMENTE ESTÉREIS, encaminhar no mínimo 500 gramas para cada setor de análises, na embalagem origina
Informações aos Clientes

A coleta de amostras para avaliação de lotes de alimentos processados deve obedecer a planos de amostragem que permitam a realização satisfatória das análises necessárias, tanto para pesquisas Microbiológicas como Físico-Químicas e ainda uma reserva técnica para eventuais contra-provas.
(Joyce Basilio , Nutrição manhã )

Um comentário: